28 de julho de 2016

Ansiosa? Eu? Imagina!

Google
Você sabe o que é ansiedade? Pra começar a explicar tudo isso, saiba que vai um pouco além do que ficar esperando por alguma coisa ou com aquele receio que dê algo errado. Para sair de casa, para realizar tarefas rotineiras e para conseguir focar nas coisas importantes, pessoas que sofrem deste distúrbio precisam enfrentar um leão por dia e juro que isso não é um exagero. Uma simples dúvida como "Será que fechei a janela?" pode estragar completamente o dia de um ansioso e fazer com que isso não saia da sua cabeça até ele chegar em casa e perceber que sim, ele fechou a janela. Convivo com a ansiedade há algum tempo e notei que alguns amigos meus não entendem o que é ser ansioso ou acham que é bobagem, assim como tantas outras pessoas. Então trouxe alguns pensamentos que acabam com nosso psicológico e nos deixam com aquele frio na espinha só de pensar em milhões de coisas que podem dar errado, que podem acontecer ou não acontecer.


Google

Minha nossa! Vai acontecer alguma coisa! Sinto isso!

Estar à mercê do acaso, sem poder fazer nada quanto a isso e um constante medo de que aconteça algo conosco é rotina. Desde ter medo de colocar o pé no chão ao acordar até tropeçar ao descer do ônibus, sempre achamos que isso vai trazer alguma consequência gigante e que milhões de coisas ruins podem acontecer conosco por qualquer coisa.



Google
Ofendi a pessoa e agora? O que eu disse? O que eu fiz?

A ansiedade as vezes faz com que o ansioso fale algo sem pensar muito e só depois ele percebe que pode ofender a pessoa e se ofendeu a pessoa e se a pessoa ficou ofendida e se vai voltar a falar com ela e se vai acontecer algo por causa disso. Sim, tudo isso sem pausas ou vírgulas. É um tormento constante! Sem esquecer de ficar repassando tudo o que disse durante a conversa na busca de algo que justifique o seu receio.


Google

Não posso me atrasar! Run, Lola. Run!

Começar a se arrumar 3 horas antes do necessário, sair de casa com um pelo menos 1 hora de antecedência, chegar nos locais antes de todo mundo, ficar esperando em algum lugar próximo antes de chegar no local combinado. Várias técnicas que usamos para evitar o atraso. Tudo friamente calculado e pensando em evitar qualquer transtorno que possa aparecer.




Google
Eu desliguei o fogão?!

Olhar se desligou todas as luzes antes de sair de casa, chegar na esquina e voltar para conferir se fechou o gás, olhar todas as janelas pelo menos duas vezes, conferir todas as portas, ver que fez tudo isso e ainda assim chegar no trabalho e ficar pensando se realmente conferiu e fez tudo que deveria. É mais ou menos essa a nossa rotina.



Google

O que vai acontecer amanhã? E depois? E ano que vem?

Esse papo de "viva o agora" não funciona muito com uma pessoa que sofre de ansiedade. Pensamos constantemente no que pode acontecer, no que vai acontecer e no que talvez aconteça. Morremos de medo que o futuro não seja tão bom quanto gostaríamos, que milhões de problemas apareçam e vamos ficar pensando nisso hoje e amanhã e depois e depois e depois...



Google
Hey, tá chateado comigo?

A demora para responder uma mensagem, uma cara feia durante a conversa, não retornar uma ligação, passar muito tempo sem se falar, são coisas suficiente para deixar nossa cabeça a mil achando que ofendemos e deixamos alguém chateado. É uma das frases que mais proferimos para ouvir um "não, claro que não! Por que estaria?" e parece que não adianta! Ainda vamos ficar achando que tem algo errado e que fizemos algo que não deveríamos.



Google

O que vão pensar de mim?

É uma triste realidade e por mais que muitos de nós falem que "não ligamos pro que os outros pensam" ligamos sim! E muito! Mais do que deveríamos e constantemente nos pegamos fazendo ou não fazendo algo com medo do que vão pensar de nós. E quando achamos que fizemos algo que vai deixar alguém pensando mal de nós... Vixi!



Google

Será que eu sou burro?

Estar numa sala de aula ou numa roda de amigos e de repente surge uma dúvida. Seria mais simples perguntar e resolver de uma vez, mas não! Ficamos achando que a pergunta é uma bobagem e que vão achar que somos burros e talvez sejamos mesmo por não saber algo tão simples. Depois a resposta para a pergunta surge ou uma outra pessoa faz a pergunta que você gostaria, um alívio breve pois logo a sensação volta.



Google
O metrô quebrou?

Transportes públicos são um tormento! De repente o metrô para no meio do caminho e o condutor não diz nada. O motor do ônibus morre. Pronto. O ansioso começa a traçar mil rotas alternativas e cogita pegar um táxi ou ir andando ou qualquer outra solução ao invés de ficar ali preso e parado sem domínio algum do que possa acontecer. Piora bastante se não tiver como sair facilmente como no metrô, por exemplo. Imagine se for dentro de um elevador!




Google

Ficar ansioso por estar ansioso

O nosso paradoxo preferido! Nós sabemos que no fundo não precisamos ficar ansioso, mas estamos ansiosos e por isso ficamos mais ansiosos ainda! Aquele receio e medo constante, a preocupação intrínseca em tudo o que fazemos e pensamos, num ciclo sem fim. 



Lidar com tudo isso pode parecer desesperador e realmente não é fácil! Não é nada fácil conviver com uma pessoa ansiosa, namorar alguém ansioso ou se quer ter um conhecido ansioso, mas também não é impossível! Tem um ansioso na família ou próximo? A melhor dica que eu posso dar é: paciência. Seja paciente e ao menor sinal de uma crise de ansiedade tente acalmar o ansioso com toda a calma do mundo. Se ela acha que esqueceu de fechar a porta: diga que fechou. A luz? Você desligou. E jamais, eu disse JAMAIS diga coisas como: precisamos conversar, precisamos conversar pessoalmente, tenho algo para lhe contar, mais tarde conversamos e qualquer outra variação disso. Vai deixar o ansioso louco e preocupado, pensando milhões de coisas e no fim você só queria dizer que o leite acabou!

Inspiração: Vida em Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário! Não esquece de se identificar... Fico curiosa com anônimos! ;)