1 de agosto de 2016

Vença a depressão e a ansiedade

Está chovendo e bate aquela letargia. A falta de vontade e a sensação de ser incapaz de sair da cama. O frio que encontra conforto nas cobertas, os músculos que parecem feitos de chumbo e as pálpebras... Essas parecem simplesmente estarem coladas, mas você precisa levantar. Precisa encarar o mundo, trabalhar para poder ter dinheiro e pagar as contas. Que mal faria dormir mais 10 minutos? Mais 20... Mais meia hora? Pronto. Você se atrasa e é difícil encontrar uma roupa. Quando finalmente sai de casa, você se sente um bobo da corte e que estaria melhor na sua cama. Parece bobagem, né? Mas essa é a rotina de pelo menos 121 milhões de pessoas segundo a OMS. Duas desenvolvedoras brasileiras criaram um jogo sobre as dificuldades das pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. Vem conhecer esse jogo incrível!

Thais, desenvolvedora do jogo, declarou: 
"Eu não estava muito bem, me sentia mal fazia algum tempo e uma das coisas que mais me pega é a sensação de incapacidade, de fazer alguma coisa de valor. Fazia um tempão que de fato eu não produzia nada por conta própria, então resolvi tentar fazer algo para ver se me ajudava com isso. Eu queria mexer com o twine há algum tempo, então resolvi dar uma chance". 
Para quem não conhece, o twine é o sistema usado para criar jogos do tipo aventura usando textos. Durante a produção Thais percebeu que o jogo estava muito seco apenas com texto e foi então que chamou a Amora para fazer parte do projeto. Com seu traço sutil e toda delicadeza possível, conseguiram fazer o jogo do jeito que estavam planejando.

Thais afirma ter ficado comovida ao ver tantas pessoas se identificando com o jogo e alegando ter passado por isso. Para a desenvolvedora foi um alívio perceber que não era a única que passava por toda essa situação. Pessoas com depressão se sentem incapazes de realizar tarefas simples e isso afeta toda a sua vida. É difícil continuar no trabalho, manter relacionamentos sejam amorosos ou apenas amizade.

Quer conhecer um pouco o jogo? Você pode jogar de graça clicando aqui. Existem pelo menos 4 finais diferentes e você joga simplesmente escolhendo a ação que o personagem deve fazer. Não esqueça os fones de ouvido! ;) O som da chuva te faz entrar no clima.

Primeira cena
Escolha entre uma das ações "embaçadas"
Continue tentando vencer a ansiedade e a depressão
Meu primeiro final


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário! Não esquece de se identificar... Fico curiosa com anônimos! ;)