8 de novembro de 2016

Sobre as lutas internas...


Você sabe o que significa a palavra empatia?
substantivo feminino
1. faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.).
2. capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.
É basicamente entender o que acontece com as outras pessoas, projetar-se emocionalmente e compreender os sentimentos do próximo. O famoso "se colocar no lugar do outro". Ao longo do dia passamos por diversas pessoas nas ruas. Ficamos ao lado de várias nos ônibus, metrôs, no trânsito, na fila da padaria. Estamos cercados por pessoas e as vezes esquecemos que cada uma é um mundo diferente. Cada uma possui seu próprio universo e cada universo possui seus próprios buracos negros.

Quantas vezes você já viu uma pessoa chorando no ônibus ou na rua e tentou ajudar? Viu alguém passando por algum sofrimento e se compadeceu? Passamos automaticamente por tantas pessoas ao longo dos dias que esquecemos que elas também são humanas como nós, com suas lutas e tormentas diárias. Todas viram borrões indistintos, sem face, sem sentimentos. Andamos como formigas e quando esbarramos no próximo, retomamos nosso caminho e seguimos até o próximo esbarrão.

Podemos ter um dia horrível, estarmos estressados, com raiva, com muita raiva, mas lembre-se que o outro também pode estar passando por diversos problemas, sem contar que, os outros não tem culpa dos seus problemas! Então, não desconte sua raiva e frustração em inocentes. Educação é o mínimo a se esperar. Um bom dia, obrigada, por favor... Tudo isso pode fazer a diferença!

Não sabemos a luta que cada um está travando dentro de si. Não aumente a batalha.

Um comentário:

  1. Cada pessoa é um multiverso dentro de outro . ........por mais que possamos entender o outro nunca saberemos exatamente o que estar acontecendo.....

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário! Não esquece de se identificar... Fico curiosa com anônimos! ;)