27 de abril de 2017

Música de Quinta 04 - Orquestra do Diabo

Sabe aquelas bandas que você escuta uma música, não entende nada, escuta outra, entende menos ainda, escuta mais uma e se apaixona? Foi o meu caso com a banda Diablo Swing Orchestra! Escuto há alguns anos e até hoje não consigo definir o estilo deles e por isso foi pesquisar no querido Google e ele disse que a banda se enquadra no estilo Avant-garde metal.
Avant-garde metal (também conhecido como metal experimental ou art metal) é um gênero de transição do heavy metal caracterizado pela experimentalidade e pela forma não estruturada de sons, instrumentos e letras, fundindo características específicas de diferentes estilos. Diferentemente de outros subgêneros do Metal, o avant-garde possui maior liberdade lírica, e não se prende a estruturas. Esse maior fluxo de liberdade e criatividade faz com que o resultado apresente rendimentos abstratos sob foma de regime estranho e estruturas anormais.
Entendi metade disso tudo aí, mas pra mim a banda tem uma pegada heavy metal com detalhes flamencos e ainda uma pegada erudita com umas guitarras incríveis e vocais de arrepiar. A história da banda é bem curiosa e os primeiros registros vêm lá da Suécia por volta de 1501. Sério! Tudo isso. Reza a lenda que existia uma orquestra cuja as músicas eram tão boas e cativantes que uniam as pessoas de várias classes sociais. Por "enfeitiçar" as pessoas que seguiam a orquestra em suas apresentações, a igreja tratou logo de acusá-la de feitiçaria e enforcou os envolvidos. Dizem que eles deixaram uma carta para que os seus descendentes dessem continuidade ao projeto e aí está a banda!

Com 1 EP e 3 álbuns gravados em estúdio, a banda passou por algumas mudanças na formação, músicos convidados e até mesmo coadjuvantes que dão aquele toque especial nas gravações. Pra vocês terem uma ideia, a banda conta com sintetizador, sitara, violoncelo, flauta, piano e trompete. Isso eu to falando "os mais estranhos", mas obviamente tem bem mais coisas.

Os vocais são um show a parte e se misturam com os instrumentos criando melodias únicas e envolventes. Vale a pena conferir! Como sou do tipo que facilita, trouxe o meu cd favorito já que não consigo escolher só uma música dele, uns clips oficiais e um não oficial que achei incrível.









2 comentários:

  1. Essa banda é incrível! Obrigado por dar mais visibilidade a ela com sua postagem! Quem lhe apresentou essa banda tem um ótimo gosto musical!

    ResponderExcluir
  2. Vou dar uma olhada nas músicas.pra tentar me apaixonar tbm

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário! Não esquece de se identificar... Fico curiosa com anônimos! ;)