26 de abril de 2017

Quarta no Quarto 04 - Sexo e depressão


A depressão afeta a vida da pessoa em todos os âmbitos e não é de se estranhar que afete também a vida sexual. Não sou uma especialista que estudou o assunto a fundo e na maioria das postagens aqui do blog eu tento ser o mais imparcial possível, mas agora o texto vai ter uma pitada pessoal em suas linhas. Em sua maioria vou usar pronomes masculinos pra falar sobre a cara-metade e tal, mas apenas pela facilidade do diálogo. O texto se aplica a qualquer tipo de relação.

É difícil lidar com uma pessoa depressiva, principalmente por não existir um manual de como lidar com tudo o que acontece. Cada pessoa é afetada pela doença de uma forma diferente. Muitas vezes o parceiro não percebe o quanto o outro está sendo afetado pela doença ou exatamente como está afetando. A baixa autoestima, descrença e inseguranças mil. Com tudo. Com o corpo, com a forma que geme, com as atitudes ou a falta delas, com o não querer transar e se sentir obrigado a isso para não perder o parceiro e então ficar se sentindo mal pelo que fez.Tem umas coisinhas simples que talvez possa ajudar nisso tudo!

Se você é a pessoa que sofre com a depressão:

Converse com o parceiro. Se abra, de verdade. Se ele foi o que você escolheu pra estar ao seu lado e dividir a sua vida e seus melhores momentos, entenda que ele também é capaz de ficar ao seu lado nos momentos ruins. E se ele não ficar, não era pra você. Erga a cabeça e continue acreditando. Isso já aconteceu comigo e eu acredito que pode acontecer de novo, mas que um dia vou achar aquela pessoa que vai segurar minha mão enquanto estou gemendo, mas também vai segurar enquanto estou chorando. a conversa muitas vezes é a solução dos problemas em uma relação. Não finja que está bem, não transe sem vontade, não faça nada que você se sinta forçada a fazer. Não deixe o seu parceiro confuso e sem entender o que está acontecendo, pois isso pode afastá-lo de você simplesmente por não entender o que está acontecendo e por acreditar que é você que não o quer por perto.

Se você está com alguém quem sofre com a depressão:

Seja paciente. É o melhor conselho que posso dar. As vezes a pessoa com depressão se sente tão feia e ruim para o seu parceiro que se isola e se fecha numa concha. Tem vergonha do próprio corpo, de tudo que faz e não faz na cama. Sexo é importante numa relação, mas lembre-se que não é o primordial e se na sua relação é o mais importante, talvez você devesse repensar um pouco mais. Deve existir o equilíbrio e se você realmente ama seu parceiro e quer estar ao seu lado, vai ter que enfrentar tudo isso com ele e entender que existirão períodos sem sexo. Insistir ou forçar está fora de cogitação. "Quando um não quer, dois não transam". Lembre-se disso. É difícil e muitas vezes os hormônios falam mais alto, o corpo tem suas formas de nos sabotar, mas acredite quando eu digo que você pode ajudar seu parceiro apenas ficando ao seu lado e a apoiando.

Se o sexo acontecer:

  • Não tentem fazer uma maratona de posições do Kama Sutra, não tentem quebrar o recorde de orgasmos, nem de tempo. Uma falha em algum ponto e a pessoa depressiva pode sentir-se culpada e isso pode colocar a perder qualquer progresso que ela tenha tido recentemente. 
  • Dediquem-se a aproveitar e curtir um ao outro. Carícias, carinhos leves, toques e realmente gozar do momento que é estarem partilhando tudo isso. 
  • Sem pressa e sem obrigações. Nada de correr pra penetração ou sentir que tem a obrigação de gozar ou de fazer o outro gozar. Foquem em aproveitar o momento de prazer.


Como eu disse antes, cada caso é um caso e cada pessoa é um mundo diferente. Cabe a você não desistir do seu parceiro e apoia-lo como também confiar e se abrir com ele. Alguns sites já abordaram o assunto e dão boas dicas pra isso. Vou deixar os links pra vocês:

http://www.escolapsicologia.com/como-dar-apoio-a-alguem-com-depressao/
http://www.sairdadepressao.com/como-ajudar-uma-pessoa-com-depressao/
http://cuidamos.com/artigos/8-dicas-para-cuidar-pessoa-deprimida
https://familia.com.br/5895/cinco-maneiras-eficazes-de-lidar-com-a-depressao
https://www.clinicadamente.com/como-ajudar-pessoa-em-depressao-2/
http://www.apsicologa.com/2008/04/ajudar-o-cnjuge-com-depresso.html
https://hbjunior19.wordpress.com/2014/05/15/depressao-8-dicas-para-lidar-com-um-conjuge-deprimido/

Crise de fofura:
https://queminova.catracalivre.com.br/influencia/homem-surpreende-esposa-com-depressao-ao-listar-motivos-pelos-quais-a-ama/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário! Não esquece de se identificar... Fico curiosa com anônimos! ;)