Quarta no Quarto 07 - Você sabe o que é Poliamor?

Vamos falar de um assunto tabu? Vamos! Primeiro de tudo, já deixo claro que se entrar nesse post com a mente fechada e sem nem se interessar pelo conteúdo, pra que veio? Sem preconceito aqui, ok? Se não entende sobre o assunto, fique a vontade pra ler o post e pesquisar mais. Conhecimento nunca é demais. Só não vale menosprezar nada nem ninguém por suas escolhas.

Vou tentar explicar o que é poliamor da forma mais simples possível. Basicamente é você amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Isso parece absurdo, não é? Mas saiba que nos tempos antigos era mais do que normal, mas a nossa sociedade atual adotou a postura da monogamia como a correta e as vezes só por achar outra pessoa interessante já nos sentimos mal e culpados.

Poliamor não é desculpa pra suruba ou ménage ou qualquer coisa do tipo. Poliamor é o relacionamento entre mais de duas pessoas. É consensual entre elas e de comum acordo! Muitos são totalmente fechados e não pode "entrar alguém de fora" simplesmente por entrar. É um relacionamento sério.

Existem vários formatos dentro de um relacionamento poliamorista. Pode ser HxMxH, MxMxM, HxHxH, MxHxM e por aí vai. Além dos trios, também existem os quartetos. Ambos podem se relacionar entre si ou apenas um do casal se relacionar com outra pessoa. Cabe aos envolvidos conversarem e encontrarem o seu formato ideal.

Alguns exemplos (tirados do Uol):

Perguntas mais comuns feitas a um poliamorista:
  • Posso participar?: Primeiro que não é uma festa ou casa de swing ou coisas desse tipo. É um relacionamento. Se está interessado em alguém, converse com as pessoas, seja franco e deixem as coisas claras logo de início. Nada impede um triângulo de virar um quarteto.
  •  Ah, mas vocês pegam geral, né?: Não. O relacionamento é entre as pessoas participantes. Mesmo que seja interconectado, é entre aquelas determinadas pessoas. Poliamor não é suruba.
  • E você não sente ciúmes?: Ciúmes é algo normal. Mas se as pessoas escolheram estar num determinado tipo de relacionamento, sabe exatamente como as coisas são. É um relacionamento comum, só que com mais pessoas. O amor é igual. 
  • Poliamor é ter mais uma pessoa fora do casamento?: Não e sim. Isso pode ser traição se a outra parte do casamento não souber ou não concordar. Mas sim, se você tem um casamento e quer namorar outra pessoa, desde que seu par esteja de acordo, pode. Mas lembre-se de jamais ter o conceito de "outra pessoa", afinal se é um relacionamento poliamoroso é entre todos os envolvidos no mesmo nível.
  • Não existe compromisso no poliamor?: Claro que sim. Poliamor é um relacionamento! Relacionamento sério existem poliamoristas casados e felizes entre si! Poliamor não é um motivo pra pegação.
  • Se você tem alguém pra que ter outra pessoa?: Pra começo de história, sem essa de "ter". Isso demonstra posse e independente de ser um relacionamento monogâmico ou poliamorista, ninguém possui ninguém! Se você está com uma pessoa e tem vontade de estar com outra ao mesmo tempo, ok. Você pode ser um poliamorista. Tem gente que tem essa vontade, tem gente que não tem. Lembrem-se de que cada pessoa é um universo diferente.

Ficou interessado e gostaria de saber mais sobre o tema? Tem várias formas de fazer isso. Você pode assistir algumas séries e filmes como:






























"Eu não sei se sou poliamorista ou não". Procure se conhecer, pesquise sobre, assista filmes e séries, procure sites, grupos no facebook ou até mesmo com psicólogos e terapeutas! Hoje em dia esse assunto é um pouco menos tabu do que era há 5 anos. Vou deixar alguns sites aqui:

Poliamor - Perguntas Frequentes
Poliamor - Wikipédia
Poliamor - A Mente é Maravilhosa
Notícia União Estável no RJ
Klinger Souza - Poliamorista

Tudo isso aqui é um resumo do resumo do resumo do resumo do que é o poliamorismo. Se tem interesse, pesquise sobre, estude e vá de mente aberta.
Comentários preconceituosos não serão aceitos! ;)
Se você tem dúvidas e vergonha, pode me chamar em uma das minhas redes sociais pra conversar!

Nenhum comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário! Não esquece de se identificar... Fico curiosa com anônimos! ;)