6 Dicas para um 2020 mais positivo!

Créditos: Freepik

Já estamos quase na metade do Vinte Vinte! Que ano mais legal de pronunciar! Será que alguém fala assim também ou continua no "Dois mil e vinte"? Além dessa discussão super importante sobre como pronunciar o ano, trouxe algumas ideias que estou começando a aplicar pra dar aquele up na vida, sabe? Porque não basta apenas esperar que seja um ano bom, precisamos fazer o ano ser incrível!

As dicas são "gerais", é como estou aplicando na minha vida, mas você precisa pegar a ideia central e adaptá-la para você, da melhor forma que funcionar para seu estilo de vida. Algumas coisas podem não fazer sentido, mas acredite, funciona. Podem ao menos ser o primeiro passo para organizar sua mente ou apenas ajudar nisso.


1- Não se meça pela régua alheia

Isso foi uma das coisas mais difíceis e ainda estou demorando muito pra me adaptar. Sabe quando você encontra aquela amiga do colégio e ela tá lá, com casa própria, casada, 2 carros, 10 faculdades, filhos, viagem exterior e afins? Ou aquele primo que era um encosto e passou num concurso público e tá ganhando 10 mil por mês. Aquela vizinha que viaja toda semana. Claro que nem tudo, mas deu pra sacar, né? As vezes nos comparamos com os outros, com a versão deles que eles divulgam e demonstram. Esquecemos que por trás de tudo existem lutas e batalhas que não conhecemos. Podemos não saber os sacrifícios que o primo fez para conseguir passar no concurso ou em todos os problemas que a amiga enfrentou para conseguir chegar onde está hoje. Devemos nos lembrar que as pessoas não andam na mesma velocidade. Cada um tem seu próprio tempo e seu próprio ritmo. As coisas só acontecem na hora que tem que acontecer. Podemos organizar, planejar, fazer tudo "como deve ser", mas se não for a hora, não vai rolar. Não é porque você chegou aos 35 sem casar, sem faculdade e afins que sua vida é ruim. Ou qualquer outra situação. Você tem seu próprio tempo. Vá no seu ritmo.


2- Se afaste de pessoas negativas

Muitas vezes vamos pra aquele rolê com os amigos e tem sempre alguém que critica algo em você, que fala mal de algo, que vive falando mal dos outros e trazendo a tona discussões que não valem a pena. Que vive falando de coisas negativas, que vive te puxando pra baixo e ressaltando "seus defeitos" (entre aspas porque muitas vezes são apenas características que fazem parte da sua personalidade. Podem não ser exatamente um defeito.). Você pode até tá bem e de boa, então essa pessoa começa a falar coisas do tipo e seu humor vai pro chão. Isso é o tipo de pessoa negativa. A melhor coisa que você pode fazer por você mesmo é se afastar. E não falo isso dizendo que você não deve ajudar se a pessoa precisar, mas apenas para que você se priorize e não fique se enxergando através dos olhos negativos dela.


3- Não tome os problemas como verdade absoluta

Quando aparece um problema a cabeça da gente no começo entra em parafuso. Ficamos confusos até que consigamos parar, respirar e começar a pensar nas soluções possíveis. Mas o maior problema está no momento em que nos prendemos ao problema. O tomamos como verdade absoluta e o deixamos controlar nosso humor, nossa vida e o jeito de até mesmo encontrar soluções. Problemas vão sempre existir, coisas ruins vão sempre acontecer, a diferença está em como reagimos a essas situações. O que tem funcionado por aqui é: dar um passo pra trás, respirar fundo, olhar a situação de um ponto mais amplo, encontrar as soluções, resolver e se ainda quiser, surtar depois! No começo eu simplesmente entrava em pânico, esperneava, chorava e mesmo que as pessoas me mostrassem soluções, eu não conseguia enxergar! Só o fato de parar e respirar já me faz ordenar as ideias e ver que o problema pode ser mais simples do que parecia a princípio. Entender também que muitas vezes a solução não depende totalmente de nós. As vezes precisamos esperar uma resposta, que algo seja feito ou por terceiros e nesses momentos devemos aceitar e esperar.


4- Pare de julgar os outros

Talvez uma das dicas mais importantes e que tem atraído mais pensamentos negativos do que positivos pra minha mente. Já pensou que crescemos sempre julgando os outros? É um tal de "quem escuta X tipo de música nem tem gosto", ou "que roupa mais feia", e por aí vai. Criticando os outros dessa forma acabamos abrindo a mente pra pensamentos negativos e acabamos negativando os outros sem ao menos saber quem ele é. Formamos esses pré-julgamentos em nossa mente e já colocamos a pessoa a parte da nossa vida, sem conhece-las ou termos nem que seja um pouco de empatia. O fato de também acharmos que somos superiores aos outros por gostar do filme X ou Y, por achar que bebida X é melhor que Y e por bebê-las somos melhores. Não somos melhores (nem piores) que ninguém. Apenas somos todos pessoas diferentes, com gostos e preferências diferentes. Isso não nos coloca em escala de qualidade.


5- Tire momentos para você

A vida é corrida, tudo parece ter que ser feito para ontem, tudo parece se acumular e tudo precisa ser resolvido logo! Eu entendo. A vida tem dessas coisas, mas nos perdemos nesse meio de notícias e problemas e soluções e tudo ao mesmo tempo, só faz com que percamos nós mesmos de vista! Esquecemos de cuidar da nossa saúde, do nosso corpo e da nossa mente. Organizar, planejar e manter uma rotina ajuda demais. Tire pelo menos 15 minutos pra você durante o dia. Sente, respire, medite um pouco se for do seu agrado. Ou apenas pare e escute algumas músicas favoritas, sem pretensão, sem, sem pensar em problemas e apenas aproveitando aquele momento de paz. Você ficaria surpreso no bem que isso pode te fazer. Tenha pelo menos um dia na semana pra cuidar do seu corpo. Tomar um bom banho, lavar a cabeça, sem pressa (mas fecha o chuveiro enquanto isso, tá?). Faça um bom chá, sente em um lugar tranquilo e apenas aprecie. Evite filmes, séries ou assistir algo, isso pode apenas ocupar a sua mente com mais coisas. Tente focar em você e no seu bem estar. Aproveitar e curtir a sua própria companhia.
PS: quem quiser conhecer o método Bullet Journal que eu uso é só clicar aqui que vai pro vídeo no meu canal que eu explico sobre.


6- Seja grato

Taí, uma das melhores dicas. Precisamos nos lembrar de exercer o sentimento de gratidão. E não falo isso como aqueles gurus e afins (também, claro), mas existem diversos estudos científicos que comprovam os benefícios que exercitar o sentimento de gratidão causam na mente e no corpo. Além do básico: diminuir a pressão arterial (que muitas vezes sobe por estresse), auxiliar no sono (pensamentos positivos ajudam mais a dormir do que negativos) e melhorar a disposição (quando lembramos que temos coisas boas na nossa vida o dia ganha um motivo a mais pra ser vivido), ser grato nos torna uma pessoa mais altruísta e positiva, melhora nosso convívio social e quem emana positividade atrai positividade! Lembrem-se que os problemas existem, mas também temos coisas boas em nossa vida. Por mais simples que sejam, temos coisas pelas quais devemos agradecer.


A princípio pode tudo ficar meio sem sentido e embananado, mas comece tentando ser uma pessoa melhor pra você mesmo e depois para os outros. Se priorizar as vezes não é egoísmo, é apenas um passo para se melhorar como pessoa e assim melhorar o meio em que vive!

Nenhum comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário! Não esquece de se identificar... Fico curiosa com anônimos! ;)